Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

MPF e prefeitura de Eirunepé firmam acordo para melhoria de serviços a indígenas

Entre as ações está a construção emergencial de escolas nas aldeias

Repórter Nacional - Amazônia

No AR em 14/03/2018 - 07:20

O Ministério Público Federal firmou acordo com a Prefeitura de Eirunepé, no Amazonas, para melhorar serviços oferecidos a indígenas no município e na calha do médio Rio Juruá.  Entre as ações previstas no acordo estão: medidas de proteção ambiental, a construção de escolas indígenas e o pagamento de salários atrasados a professores indígenas.

A proposta é que as escolas ou espaços culturais sejam construídos em caráter emergencial, com uso de madeira própria das terras indígenas, conforme projeto apresentado pelos povos Kanamari e Kulina.

A prefeitura de Eirunepé se comprometeu a iniciar as tratativas para a construção dos espaços nas aldeias. A ideia é que as obras sejam concluídas em até seis meses. Haverá consulta obrigatória aos indígenas sobre a escolha dos modelos e lugares para a instalação das escolas.

Até a semana que vem, a prefeitura de Eirunepé deve providenciar a limpeza dos ramais e do lixão próximo às casas vizinhas e também solucionar o problema dos caminhões de lixo parados nas ruas da cidade.

O acordo também prevê que o prédio antes usado pela Operação Amazônia Nativa seja reformado e passe a funcionar como centro de atendimento aos indígenas do município.

Ouça essa e outras notícias no Repórter Nacional - Amazônia, edição das 7h20. 

 

Criado em 14/03/2018 - 09:44

Mais do programa