Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Prefeitura de Manaus finaliza Plano de Ação para atender a chegada de venezuelanos

Objetivo é atender os imigrantes da melhor forma possível, mas sem prejuízo aos atendimentos diários prestados aos manauaras

Repórter Nacional - Amazônia

No AR em 23/04/2018 - 07:20

Nesta segunda-feira (23), a prefeitura de Manaus deve encaminhar ao Conselho Municipal da Assistência Social o Plano de Ação Humanitária para Atendimento do Fluxo Migratório Venezuelano.

O documento vai estabelecer as regras para o acolhimento dos imigrantes venezuelanos que serão encaminhados para Manaus, pelo Governo Federal, vindos de Boa Vista, Roraima.

Se for aprovado pelo Conselho Municipal, o Plano será enviado ao Ministério do Desenvolvimento Social para ser avaliado e efetivado.

De acordo com a prefeitura de Manaus, uma das principais preocupações é com relação ao repasse de recursos pelo Governo Federal. Segundo a Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos, o valor previsto, de R$ 400 por mês por cada venezuelano acolhido, não atende plenamente às necessidades do poder público municipal. A prefeitura tenta ajustar o plano junto a representantes do Ministério do Desenvolvimento Social.

A prefeitura garante que o objetivo é atender os imigrantes da melhor forma possível, mas sem prejuízo aos atendimentos diários prestados aos manauaras.

O Plano de Ação Humanitária prevê a contratação de veículos para fazer o transporte dos venezuelanos para verificação de documentação, visitas aos espaços de acolhimento, atividades da assistência e outras necessidades.

A prefeitura vai atuar também nas áreas da educação, saúde, emprego e renda. A data para interiorização dos venezuelanos depende da aprovação do Plano e dos ajustes no espaço onde os imigrantes vão ser acolhidos.

Ouça esta edição do Repórter Nacional - Amazônia:


Criado em 23/04/2018 - 11:40

Mais do programa