Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Empresa americana é investigada por usar ilegalmente o patrimônio genético do açaí

Sambazon Incorporated foi condenada a pagar multa no valor de aproximadamente R$ 80 mil

Repórter Nacional - Amazônia

No AR em 18/06/2018 - 07:40

O Ministério Público Federal investiga a empresa americana Sambazon Incorporated, acusada de acessar patrimônio genético do açaí sem autorização do Conselho Nacional de Patrimônio Genético. A investigação teve como base um processo do Ibama que ocorreu entre 2011 e 2017.

No curso do processo, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) identificou que a polpa do açaí, adquirida de comunidades locais do Estado do Amapá, era exportada por uma empresa amapaense para a Sambazon e o material genético da fruta foi acessado na sede da empresa, nos Estados Unidos. O suplemento alimentar desenvolvido a partir de ativos extraídos do açaí, coletado no Brasil, foi comercializado no exterior.

A empresa foi condenada ao pagamento de multa no valor de aproximadamente R$ 80 mil.

Em sua defesa, a Sambazon alegou que os produtos eram criados a partir de misturas e que apenas agregava valores à polpa do açaí. A empresa confirmou que a produção e a venda eram feitas nos Estados Unidos.

De acordo com o MPF, a empresa não está isenta de responsabilidade sobre a infração ambiental, ainda que tenha acessado o material genético no exterior.

O órgão avalia a adoção de medidas judiciais e a responsabilização penal da empresa e de seus representantes.

Em nota, a Sambazon diz que não vai comentar diretamente o caso. Informou que desde 2000 a empresa trabalha na indústria do açaí e que em 2003 estabeleceu, no Brasil, as certificações Orgânica e de Comércio Justo.

Ouça o Repórter Nacional - Amazônia no player abaixo:

 

 

Tags:  açaí Ibama Amapá

Criado em 18/06/2018 - 10:57

Mais do programa