Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Moradores de Pacaraima protestam contra intenso fluxo de imigrantes

A manifestação ocorreu nesta quinta-feira, na BR-174, na altura do quilômetro 714

Repórter Nacional - Amazônia

No AR em 20/07/2018 - 11:06

A Polícia Rodoviária Federal informou que logo que a BR-174 foi interditada, nessa quinta-feira (19), iniciou as negociações com os moradores que protestavam contra a presença de venezuelanos em Pacaraima. Os manifestantes alegavam que a cidade está superlotada.

 De acordo com o governo federal, entre 2017 e 2018, quase 130 mil venezuelanos entraram no Brasil pela fronteira de Pacaraima. Destes, cerca de 60 mil ficaram no país.

A interdição ocorreu dentro da cidade de Pacaraima, na altura do km 714. O município roraimense faz fronteira com a Venezuela e é a principal porta de entrada dos imigrantes do país vizinho no Brasil.

De acordo com a PRF, cerca de cem pessoas participaram do protesto. 

A manifestação ocorreu durante a visita do Ministro da Justiça, Torquato Jardim. Ele foi a Pacaraima para verificar o andamento do processo de acolhimento e regularização dos migrantes venezuelanos.

Torquato Jardim visitou o Centro Pastoral para Migrantes, onde crianças venezuelanas recebem assistência social, e o abrigo Janokoida, que recebe indígenas da etnia Warao.

A comitiva, que também tinha representantes da Casa Civil da Presidência da República e dos ministérios da Saúde, Desenvolvimento Social e Defesa, verificou, ainda, as obras em andamento do Abrigo BV 8, da Operação Acolhida.

Torquato destacou que o Governo Federal busca atender os compromissos internacionais do Brasil na área de direitos humanos e as medidas emergenciais de caráter humanitário para assistência e proteção dessa população, inclusive com a destinação de recursos para financiamento de ações.

Ouça o Repórter Nacional - Amazônia (7h20) desta sexta-feira (20):

Também foi destaque nesta edição:

- Justiça federal do Amazonas determina a retirada do nome de pessoas vivas de bens públicos, em Manaus

Criado em 20/07/2018 - 11:20

Mais do programa