Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Alerta para o período chuvoso em Palmas

Recomendação da Defesa Civil é não enfrentar a chuva

Repórter Nacional - Amazônia

No AR em 10/12/2018 - 07:20

Os moradores de Palmas precisam ficar em alerta por causa do período chuvoso. A recomendação da Defesa Civil é não enfrentar a chuva. A maioria dos resgates nos casos de enchentes na cidade é de pessoas que não seguiram a recomendação e menosprezaram os riscos.

A previsão do volume acumulado de chuvas em novembro era de 200 milímetros. O registrado foi de pouco mais de 392. Já para dezembro, a expectativa é de 210 milímetros, mas só nos dois primeiros dias choveu mais da metade da quantidade prevista para todo o mês.

O alerta também é feito aos esportistas que praticam atividades aquáticas. Com o aumento das chuvas, o volume do lago e das represas cresce, o que torna perigoso permanecer na água.

No caso de alagamento de residência a recomendação é sair do local e buscar uma área segura para se abrigar. A recomendação é para que se retire do local apenas o que for viável. Além disso, ter atenção aos cabos elétricos caídos. Não se deve mexer neles. A água é condutora de eletricidade.

Outra preocupação são os buracos nas ruas que neste período se transformam em armadilha para pedestres e motoristas.

A Defesa Civil reforça ainda que a população não deve jogar lixo nos bueiros, lagos e córregos. Os materiais podem obstruir o escoamento de água.

Além das águas a preocupação também precisa ser com os raios. Deve-se evitar ficar em áreas abertas bem debaixo de árvores. Estando em casa o ideal é não utilizar aparelho eletrônico com fio e se manter distante de tomadas e objetos metálicos.

E de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, a previsão é de chuvas para todo o final de semana. A temperatura deve variar entre 23 e 30 graus.

Ouça o Repórter Nacional - Amazônia (7h20) desta segunda-feira (10):

Criado em 10/12/2018 - 10:08

Mais do programa