Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Levantamento da CGU constata que Amapá é o estado menos transparente do Brasil

A escala Brasil Transparente verifica o nível de clareza na divulgação de dados sobre a administração pública, nos 26 estados e no Distrito Federal

Repórter Nacional - Amazônia

No AR em 14/12/2018 - 07:20

O Amapá é o estado menos transparente no repasse de informações ao cidadão, segundo ranking divulgado pelo Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União.

Entre os municípios, Manacapuru, no Amazonas, foi o que obteve o pior resultado.

A escala Brasil Transparente verifica o nível de clareza na divulgação de dados sobre a administração pública, nos 26 estados e no Distrito Federal. Também foram avaliados pela CGU os 655 municípios brasileiros com mais de 50 mil habitantes.

A análise deste ano contemplou os dados da transparência ativa, aqueles em que as informações foram publicadas de forma proativa, sem que tenham sido solicitadas. É o caso de informações sobre receitas e despesas, licitações e contratos e o acompanhamento de obras públicas.

Já no quesito transparência passiva, entre outros pontos, foi observado se o governo, estadual ou municipal, oferece canais de atendimento ao cidadão, físicos ou eletrônicos, e se respondeu às demandas feitas por meio da LAI – a Lei de Acesso a Informação. A CGU analisou ainda as respostas a essas demandas, verificando o prazo, a conformidade e a opção de recurso.

A média do ranking de transparência entre os estados ficou próxima de 8. Pernambuco lidera como o estado mais transparente no acesso a informações públicas, com pouco mais de 9 pontos.

Na Amazônia, ficaram abaixo dessa média o Maranhão, o Acre, Pará, Amazonas e Roraima. Já Rondônia apresentou o melhor resultado da região, com mais de 8 pontos.

Quatro capitais da Amazônia não alcançaram esse patamar: São Luís, Boa Vista, Macapá e Palmas.

A reportagem entrou em contato com o governo do Amapá, mas até o fechamento desta edição não não obteve retorno.

Ouça o Repórter Nacional - Amazônia (7h20) desta sexta-feira (14) 7h20:


Criado em 14/12/2018 - 10:48

Mais do programa