Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

MPMT denuncia fazendeiro por trabalho escravo

Empregados do fazendeiro Fernando Jorge também relatam ter passado por restrição do direito de ir e vir por supostas dívidas com o empregador

Repórter Nacional - Amazônia

No AR em 18/12/2018 - 07:55

O Ministério Público Federal de Mato Grosso denunciou o fazendeiro Fernando Jorge Bitencourt da Silva por manter trabalhadores rurais em condições análogas à de escravo em sua propriedade.

A Fazenda Mata Verde está localizada no município de São Félix do Araguaia, a mil quilômetros de Cuiabá. Fernando Jorge também é acusado de posse irregular de arma de fogo.

De acordo com a denúncia, as condições degradantes de trabalho na Fazenda Mata Verde estão comprovadas por imagens e vídeos feitos pelos policiais que fizeram o flagrante.

Um dos trabalhadores encontrados pelos agentes em novembro deste ano afirma ter passado quatro meses sem receber salário, morando em um barracão sem energia, banheiro ou água potável.

Os empregados de Fernando Jorge também relatam ter passado por restrição do direito de ir e vir por supostas dívidas com o empregador.

O Ministério Público Federal defende que seja paga uma indenização de R$ 8 mil para cada uma das cinco vítimas já identificadas. Também foi solicitada a manutenção da prisão de Fernando Jorge para que não haja prejuízo à ação penal.

O fazendeiro teria ameaçado os trabalhadores que colaboraram com as investigações. Fernando Jorge está preso e responde a processos por tráfico internacional de drogas, homicídio, tentativa de homicídio e falsa identidade. Ele também teria praticado crimes com a identidade de Fernando Jorge Rodrigues.

Ouça o Repórter Nacional - Amazônia (7h55) desta terça-feira (18):


Criado em 18/12/2018 - 09:13

Mais do programa