Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Amazonas prepara campanha de vacinação contra sarampo

Em 2018, metade dos municípios do estado não alcançou meta mínima de vacinação estabelecida pelo Ministério da Saúde

Repórter Nacional - Amazônia

No AR em 18/02/2019 - 07:55

O Brasil corre o risco de perder a certificação internacional de eliminação do sarampo. O alerta do Ministério da Saúde levou o governo do Amazonas a iniciar a preparação de uma grande campanha de vacinação contra a doença. Ainda não foi divulgada a data do início da campanha, mas os postos de saúde do estado possuem doses disponíveis para a população.

No ano passado, o Brasil registrou 10.302 casos de sarampo. Só em Manaus foram mais de 7.000 casos. Metade dos municípios do Amazonas não alcançou a meta mínima de vacinação estabelecida pelo Ministério da Saúde. A situação também é preocupante em Roraima e no Pará. A suspeita é de que a migração de venezuelanos possa ter aumentado a circulação do vírus causador do sarampo pela região.

Este ano, a capital amazonense já registrou oito casos suspeitos da doença. Uma das estratégias de prevenção têm sido o reforço da conscientização, especialmente nas escolas.

O Sistema Único de Saúde oferta gratuitamente a imunização contra o sarampo. A primeira dose da vacina é dada aos 12 meses de idade e, a segunda dose, entre os 15 e os 24 meses. Quem não tiver sido imunizado nessa idade, pode tomar uma dose da vacina em qualquer fase da vida, sem necessidade de reforço.

Ouça o Repórter Nacional - Amazônia desta segunda-feira (18), às 7h55:

Criado em 18/02/2019 - 09:34

Mais do programa