Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Justiça vai analisar ação que relaciona atividades de hidrelétrica com morte de peixes

Perícia teria constatado a morte de cerca de 13 toneladas de pescado

Repórter Nacional - Amazônia

No AR em 14/02/2019 - 18:40

A Justiça Federal em Mato Grosso vai avaliar se suspende o enchimento do reservatório da Usina Hidrelétrica de Sinop e se fecha o Sistema de Transposição de Peixes da Usina Hidrelétrica de Colíder. O Tribunal de Justiça do Estado alegou incompetência para julgar o caso. 

No último final de semana, o MP estadual ingressou com uma ação na justiça contra a Usina. 

Segundo a instituição, perícias feitas no rio Teles Pires, por técnicos do MP e da Politec – Perícia Oficial e Identificação Técnica, demonstraram que a mortandade de cerca de 13 toneladas de pescado está relacionada ao enchimento dos reservatórios da usina, sem a total supressão da vegetação.

O juiz plantonista determinou então um prazo de 24 horas para que o governo se manifestasse sobre a questão.

No processo, o governo sustenta que a Secretaria de Meio Ambiente alega que a mortandade dos peixes não tem relação com a supressão vegetal para a formação do reservatório.

Por nota, a Sinop Energia - responsável pela Usina - explicou que o reservatório de Sinop está sendo formado com boa qualidade de água e que não existe relação ou fato que motivasse a morte dos peixes.

A empresa afirma ainda que ao saber do ocorrido adotou medidas para diminuir os danos. Entre as ações, estão o recolhimento e resgate de pescado para medições da qualidade da água e informe a população para não consumir os peixes mortos.

Ouça o Repórter Nacional - Amazônia:


 

Criado em 14/02/2019 - 19:27

Mais do programa