Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Monitoramento do consumo de açaí contaminado segue em Rio Branco

Prefeitura convocou população a fazer exames após contaminação do fruto em um mercado da capital

Repórter Nacional - Amazônia

No AR em 11/02/2019 - 19:34

Mais de mil e quinhentas pessoas já procuraram o Centro de Apoio e Diagnóstico, em Rio Branco, no Acre, para a realização de exames de sangue com foco na investigação da Doença de Chagas, segundo o último balanço da Secretaria Municipal de Saúde.

A pasta convocou os moradores depois que foi confirmada a contaminação do açaí comercializado no Mercado Elias Mansur. 

Amostras coletadas no estabelecimento entre novembro e dezembro do ano passado, pela Vigilância Sanitária, e analisadas em laboratório, deram resultado positivo para a presença do Trypanosoma cruzi, protozoário causador da doença de Chagas.

Os produtos foram retirados imediatamente das prateleiras e foi feito um trabalho educativo com batedores de açaí e fornecedores.

Como medida de proteção à saúde da população, houve um chamamento público para a realização de exame de sangue, que iniciou no último dia 4 e vai até o dia 18 deste mês. Após essa data, o balanço dos resultados será divulgado.

A Doença de Chagas é infecciosa e pode ser adquirida por meio do contato com as fezes do inseto barbeiro, pela pele ou via oral. Entre os principais sintomas estão febre, inchaço e problemas cardíacos. E pode levar à morte, se não for tratada.

 

Criado em 11/02/2019 - 19:36

Mais do programa