Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Acre e Rondônia já registraram uma morte cada por Influenza A

Circulação do vírus na região Amazônica segue o período sazonal da doença potencializado pelas chuvas e enchentes e consequente aglomeração de pessoas.

Repórter Nacional - Amazônia

No AR em 20/03/2019 - 12:25

A Secretaria de Saúde acreana informou que tem realizado monitoramento diário da gripe H1N1, com três unidades sentinelas: duas em Rio Branco e uma em Brasileia.

Além dos nove casos notificados no Acre este ano, há o registro da morte de um paciente que chegou de Porto Velho, capital de Rondônia, já com a doença e foi hospitalizado em Rio Branco no início do mês de janeiro.

Rondônia também registrou em 2019 nove casos de influenza tipo A e um óbito.

Esta semana, a Prefeitura de Porto Velho fez uma alerta à população. Ao perceber algum sintoma - dificuldade para respirar, lábios com coloração azulada ou roxeada, dor ou pressão abdominal ou no peito, tontura ou vertigem, vômito persistente, convulsão -, a pessoa deve procurar imediatamente uma Unidade de Pronto Atendimento.

A circulação do vírus na região Amazônica segue o período sazonal da doença potencializado pelas chuvas e enchentes e consequente aglomeração de pessoas.

O Ministério da Saúde também antecipou a Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe para a primeira quinzena de abril. Este ano, a campanha ocorre de 10 de abril a 31 de maio, cerca de 15 dias mais cedo que em anos anteriores.

Na primeira etapa nacional, serão priorizadas as crianças de um a seis anos de idade, gestantes e puérperas em decorrência da vulnerabilidade desse público.

A partir do dia 22 de abril, todo o público-alvo da campanha poderá se vacinar.

Ouça o Repórter Nacional - Amazônia no player abaixo:

 

Criado em 20/03/2019 - 14:27

Mais do programa