Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Doze peixes-bois da Amazônia vão ser devolvidos à natureza neste fim de semana

Os animais selecionados para soltura têm idade entre 3 e 16 anos. São sete fêmeas e cinco machos

Repórter Nacional - Amazônia

No AR em 22/03/2019 - 19:39

Neste fim de semana, no Amazonas, haverá a maior soltura de peixes-bois em habitat natural já feita pelo Projeto Mamíferos Aquáticos da Amazônia.

Doze animais serão reintroduzidos na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Piagaçu-Purus, próxima ao município de Beruri, a 173 km da capital Manaus.

O projeto é executado pela Ampa, Associação Amigos do Peixe-Boi, em parceria com Inpa, Instituto de Pesquisas Espaciais da Amazônia, e o Museu da Floresta.

A ação acolhe beixes-bois vítimas de caça ilegal ou captura acidental. Após o resgate, eles passam por uma reabilitação no Inpa. Depois eles são levados para um semicativeiro, no município de Manacapuru, e ficam lá até terem condições de voltarem à natureza.

Os 12 animais selecionados para soltura têm idade entre 3 e 16 anos, pesam cerca de 120 quilos e medem em média 2 metros de comprimento. São sete fêmeas e cinco machos com boas condições de saúde.

Segundo informações da Ampa, a operação para reintrodução dos peixes-bois iniciou nesta sexta-feira. Os animais foram retirados do semicativeiro um a um e foram transportados de caminhão até o barco, que está equipado com três piscinas de fibra para acondicioná-los durante a viagem. 

O percurso até a Reserva Piagaçu-Purus deve durar 15 horas. A previsão de chegada no local é na manhã deste sábado. No período da tarde, oito peixes-bois serão soltos e os outros quatro no domingo. Cinco deles receberão cintos transmissores para monitoramento pós-soltura.

Criado em 22/03/2019 - 19:42

Mais do programa