Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Rio Branco tem novas regras para comercialização do açaí

Norma estabelece requisitos higiênico-sanitários para as boas práticas de manipulação de polpa de açaí fluido e congêneres por pequenos batedores

Repórter Nacional - Amazônia

No AR em 14/03/2019 - 12:25

A norma estabelece requisitos higiênico-sanitários para as boas práticas de manipulação de polpa de açaí fluido e congêneres por pequenos batedores, de forma a prevenir surtos por doenças transmitidas por alimentos.

O decreto cria um selo de certificação para os produtores que cumprirem todas as etapas de coleta e processamento do produto.

Os batedores de açaí também vão ser cadastrados e passarão por capacitação.

O decreto, publicado hoje e assinado nessa quarta-feira (13) pela prefeita Socorro Neri, é uma resposta a identificação de açaí contaminado em um mercado da capital acreana este ano. A vigilância sanitária encontrou, no produto, fezes do barbeiro, que contém o protozoário causador da Doença de Chagas.

Mais de quatro mil pessoas fizeram exame de sangue. Até o momento nenhum resultado deu positivo para Doença de Chagas.

O secretário de Agricultura e Produção de Rio Branco, Elyson Ferreira, afirma que houve queda na no consumo de açaí produzido por pequenos produtores.

O decreto determina ainda que os estabelecimentos com atividade de interesse à saúde desenvolvida na capital deverão possuir alvará sanitário expedido pela Secretaria Municipal de Saúde.

Ouça o Repórter Nacional - Amazônia:

 

Criado em 14/03/2019 - 14:33

Mais do programa