Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Estados da região amazônica têm IDH-M abaixo do índice brasileiro

Dados foram divulgados nesta terça-feira pelo Ipea

Repórter Nacional - Amazônia

No AR em 16/04/2019 - 19:14

Os nove estados que compõem a região amazônica têm IDH- M Índice de Desenvolvimento Humano Municipal abaixo dos 0,750. O índice mede a qualidade de vida de um local, a partir da educação, renda e longevidade das pessoas. Já o IDH-M do Brasil é de 0,778. Quanto mais perto de um, mais desenvolvido o lugar é.Os dados são referentes a 2017 e fazem parte do Radar IDH-M divulgado nesta terça-feira pelo Ipea - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada.

Segundo coordenador do levantamento, o pesquisador do Ipea Marco Aurélio Costa, para melhorar o IDH-M da região norte, os governos estaduais e municipais precisam aprimorar o sistema educacional.

O estudo IDH-M revelou que a expectativa de vida no Maranhão é a menor do Brasil. Lá, as pessoas vivem menos de 71 anos. Rondônia tem a terceira menor expectativa: 72 anos. 

Um dado positivo da região amazônica é que, no estado do Amazonas, mais alunos frequentam aulas e cursam a série na idade correta.

Outro dado animador é que o Amapá e Rondônia possuem as menores diferenças de qualidade de vida entre brancos e negros. No Amapá, o nível de escolaridade dos negros é maior que dos brancos.

Os dados completos do IDH- M estão disponíveis no site no www.atlas.org.br.

Criado em 16/04/2019 - 19:17

Mais do programa