Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

PA: Secretaria de Saúde divulga alerta sobre casos da síndrome mão-pé-boca em crianças

Doença tem sintomas semelhantes à catapora, o que tem levado ao diagnóstico errado

Repórter Nacional - Amazônia

No AR em 25/04/2019 - 18:20

No Pará, as secretarias municipais de saúde, os profissionais da área e a população devem ficar atentos ao registro de casos da síndrome mão-pé-boca. O alerta é da Sespa, a Secretaria Estadual de Saúde. 

Segundo a pasta, a doença é mais comum em crianças com menos de cinco anos de idade e é causada por um vírus da mesma família da varicela, o que tem levado ao diagnóstico errado de catapora, que possui sintomas semelhantes.

A síndrome mão-pé-boca causa febre alta, surgimento de manchas vermelhas na boca, amídalas e faringe, que podem evoluir para ulcerações muito dolorosas. Também pode ocorrer erupção de pequenas bolhas em geral nas palmas das mãos e nas plantas dos pés; mal-estar, falta de apetite, vômitos e diarreia.

Apesar de a síndrome não ser uma doença de notificação obrigatória, a Sespa pede aos municípios que verifiquem e informem a existência de surtos, casos graves ou pessoas hospitalizadas com os sintomas.

A transmissão da síndrome mão-pé-boca ocorre por meio do contato direto com fezes, saliva e outras secreções de pessoas infectadas ou por meio de alimentos e objetos contaminados.

Não existe vacina contra a doença. O tratamento é feito com medicamentos antivirais. 

Entre as ações para prevenir a síndrome estão: evitar o contato muito próximo com a pessoa doente; cobrir a boca e o nariz ao espirrar ou tossir; manter um nível adequado de higienização da casa, das creches e das escolas; não compartilhar mamadeiras, talheres ou copos; afastar as pessoas doentes da escola ou do trabalho até o desaparecimento dos sintomas.

Confira estas e outras notícias na edição do Repórter Amazônia das 18h20.

Criado em 25/04/2019 - 19:45

Mais do programa