Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

MT: Unidades básicas de saúde oferecem Programa de Controle do Tabagismo

No Estado, a Secretaria de Saúde desenvolve ações preventivas para trabalhar junto aos municípios

Repórter Nacional - Amazônia

No AR em 31/05/2019 - 13:09

Hoje é comemorado o Dia Mundial sem Tabaco. A data foi criada em 1987 pela Organização Mundial da Saúde e veio para alertar à população sobre doenças e mortes relacionadas ao tabagismo. A campanha deste ano tem como tema Tabaco e Saúde Pulmonar.

Dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), revelam que o câncer de pulmão é o segundo mais comum no Brasil; além de ser o primeiro em todo o mundo, em relação à incidência e mortalidade. Cerca de 13% de todos os casos novos de câncer são de pulmão.

Ainda segundo o Instituto, o cigarro é o fator de risco mais considerável associado ao câncer de pulmão. Em cerca de 85% dos casos diagnosticados, a doença está relacionada ao consumo de derivados de tabaco.

Em Mato Grosso, a Secretaria estadual de Saúde busca desenvolver ações preventivas para trabalhar junto aos municípios; além da divulgação do tratamento. Atualmente, o atendimento no Estado é realizado em unidades de saúde em 88 municípios.

Somente neste ano, no Estado, 1.980 pessoas foram atendidas dentro do Programa de Controle do Tabagismo.

De acordo com o governo estadual, as informações do Sistema de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico apontam para redução no percentual de adultos fumantes no Estado.

Uma das principais recomendações dos profissionais de saúde é evitar começar a fumar e adotar práticas saudáveis, como a prática de exercícios físicos regular.

Ouça o Repórter Nacional - Amazônia desta sexta-feira (31), às 12h25:

 

Criado em 31/05/2019 - 13:28

Mais do programa