Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Prefeitura de Belém investiga casos de remoção ilegal e envenenamento de árvores

Moradores e comerciantes estão entre principais suspeitos

Repórter Nacional - Amazônia

No AR em 16/05/2019 - 07:55

Técnicos da Secretaria de Meio Ambiente de Belém identificaram desde o ano passado 14 árvores com sinais de envenenamento ou graves danos. Nas últimas semanas, cinco mangueiras tiveram o envenenamento confirmado. Todas elas já são consideradas mortas e terão que ser removidas. Não existe antídoto ou tratamento possível.

A vistoria mostrou que a maior parte das árvores danificadas estava próxima de obras em fachadas e garagens de prédios. Por isso, os moradores e comerciantes estão entre os principais suspeitos.

O assessor técnico da Secretaria de Meio Ambiente de Belém Paulo Porto lembra que o papel da população é fundamental para manter a arborização da cidade e o bem-estar de todos.

 

“A gente pede para as pessoas não interferirem na arborização de jeito nenhum. Se tiver algum problema com a árvore, comunicar a secretaria. Se for um caso de remoção, a gente faz uma análise. Se tiver condições da gente remover uma árvore, tentar uma outra, a gente tentar fazer. Mas a gente pede para as pessoas não interferirem e quem ver interferirem avisar a secretaria porque são crimes ambientais que estão previstos em lei”, afirmou.

 

O Manual de Arborização Urbana de Belém prevê multa de R$ 1 mil a R$ 10 mil para quem remover, destruir ou danificar árvores. No caso das mangueiras e das samaumeiras, o crime é considerado mais grave, já que as duas árvores são tombadas como patrimônio histórico desde 1994.

Ouça o Repórter Nacional - Amazônia desta quinta-feira (14), às 7h55:


Tags:  meio ambiente

Criado em 16/05/2019 - 10:06

Mais do programa