Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Continua impasse sobre destino do lixo coletado em Belém

A indefinição sobre um novo local que possa receber o lixo fez com que a Prefeitura de Belém decretasse situação de emergência sanitária e ambiental

Repórter Nacional - Amazônia

No AR em 24/06/2019 - 13:45

A indefinição sobre um novo local que possa receber o lixo coletado em Belém e na região metropolitana, fez com que a Prefeitura decretasse situação de emergência sanitária e ambiental.

Segundo a prefeitura, a situação foi decretada devido ao curto prazo que resta – menos de quatro meses - para que Belém, Ananindeua e Marituba encontrem uma solução para a situação dos resíduos; e a falta de local licenciado para receber os materiais.

Agora, com a situação de emergência, o município espera ganhar mais tempo para encontrar uma saída para o problema.

O documento prevê a possibilidade de “graves e irreversíveis” riscos à saúde pública, caso o serviço de destinação do lixo seja paralisado, após o prazo dado pela justiça.

O decreto da situação de emergência tem previsão de 180 dias, tempo em que a prefeitura de Belém pretende manter os serviços essenciais na capital paraense e na região metropolitana.

Outra estratégia adotada é que, com o decreto, os licenciamentos para novos locais de destino do lixo podem ser feitos sem seguir todos os trâmites burocráticos; e as ações emergenciais podem ser adotadas, como a contratação de serviços e empresas.

No fim de maio, a justiça deu um prazo de quatro meses para o encerramento das atividades no aterro sanitário de Marituba. Desde então, a região vem buscando alternativas, segundo a prefeitura, que criou um grupo de trabalho para pensar em soluções.

Ouça o Repórter Nacional - Amazônia (12h25) desta segunda-feira (24):

 

 

Tags:  Pará Belém

Criado em 24/06/2019 - 14:05

Mais do programa