Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

MT: Agentes do Ibama realizam apreensões e aplicam 28 autos de infração

Operação ocorreu na região de Novo Santo Antônio e Ribeirão Cascalheira

Repórter Nacional - Amazônia

No AR em 11/06/2019 - 13:45

Dezoito tartarugas, meia tonelada de pescado e 14 canoas com motores foram apreendidos pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), durante operação contra caça e pesca ilegal no Vale do Araguaia, Mato Grosso.

As apreensões ocorreram no fim de maio, mas foram divulgadas esta semana, pelo Instituto, que realizou a operação na região de Novo Santo Antônio e Ribeirão Cascalheira.

Durante as ações, foram identificados, também, ranchos irregulares construídos em APP’s – que são Áreas de Proteção Permanente; e pousadas funcionando sem respeitar as leis ambientais. Cinquenta pessoas foram flagradas em atividades irregulares.

Foram recolhidos 224 quilos do peixe pirarucu, um dos maiores peixes de água doce do planeta.

Além dos peixes, foram apreendidos anzóis de galho, uma caminhonete, varas, redes de pesca – as chamadas tarrafas – redes e caixas térmicas.

Como resposta às irregularidades encontradas, os agentes ambientais aplicaram 28 autos de infração.

As tartarugas apreendidas foram devolvidas à natureza e o pescado, já morto, doado para projetos sociais em Novo Santo Antônio, Barra do Garças e aldeias indígenas. Tudo no estado do Mato Grosso.

A Operação Rios Federais 2 foi deflagrada por agentes do Ibama, da Secretaria do Meio Ambiente e a Polícia Militar do Estado, nas Unidades de Conservação Parque Estadual do Araguaia e Reserva de Vida Silvestre Quelônios do Araguaia, e na Terra Indígena Xavante.

Ouça o Repórter Nacional - Amazônia:

 

 

Criado em 11/06/2019 - 13:52

Mais do programa