Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Ação quer proibir uso do glifosato em Mato Grosso

Segundo os autores da ação, o pesticida estaria sendo usado em larga escala nas lavouras de Mato Grosso

Repórter Nacional - Amazônia

No AR em 02/09/2019 - 09:34

Os Ministérios Públicos Federal,  do Trabalho e Estadual de Mato Grosso entraram com uma ação civil pública para proibir que produtores rurais do Estado utilizem qualquer agrotóxico que contenha o princípio ativo glifosato.

O prazo sugerido para cumprimento da medida é de 12 meses, segundo os autores da ação, porquê o pesticida estaria sendo usado em larga escala nas lavouras de Mato Grosso.

O pedido é voltado à proteção da saúde dos trabalhadores rurais expostos aos agrotóxicos e também resguardar o meio ambiente. Estudos feitos por empresas ligadas à Organização Mundial da Saúde alertam que o produto pode causar câncer. Outra justificativa para o pedido de suspensão é que o uso do glifosato em um sistema aberto impossibilita qualquer medida de controle do agrotóxico.

Nos Estados Unidos, a Monsanto/Bayer já foi condenada 3 vezes por pessoas que tiveram câncer provocado pelo glifosato. Em uma das condenações, a indenização chegou a 2 bilhões de dólares. Existem mais de 11 mil processos semelhantes tramitando na justiça americana.

Ouça o Repórter Nacional - Amazônia (7h30) desta segunda-feira (2):

Tags:  agrotóxicos

Criado em 02/09/2019 - 09:41

Mais do programa