Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Dez casos de doença de Chagas são confirmados no interior do Amazonas

Pacientes teriam consumido suco de patauá ou caldo de cana-de-açúcar contaminado por fezes do barbeiro

Repórter Nacional - Amazônia

No AR em 11/09/2019 - 18:30

A FVS - Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas - confirmou dez casos de Doença de Chagas Aguda em uma comunidade do município de Barreirinha, a cerca de 500 quilômetros de Manaus.

Outros dois casos estão sob suspeita.

A hipótese é que a doença tenha sido transmitida pela ingestão de suco de patauá ou caldo de cana-de-açúcar, que poderiam estar contaminados com parasitas de insetos infectados.

Todos os pacientes diagnosticados confirmaram a ingestão das bebidas.

De acordo com o diretor da FVS, Cristiano Fernandes, uma equipe de técnicos da Fundação e um médico infectologista vão avaliar, no local, as possíveis causas de transmissão da doença.

A Doença de Chagas é uma infecção causada pelo protozoário Trypanosoma cruzi. Uma das formas de transmissão é pela ingestão de alimentos contaminados pelos parasitas presentes nas fezes do inseto barbeiro.

A principal forma de prevenção é conhecer bem a procedência dos alimentos naturais e evitar que o inseto forme colônia nas frestas de telhado e paredes.

O diagnóstico precoce e o tratamento imediato são essenciais para a prevenção das formas crônicas da doença. Em caso de febre constante, diarreia, vômito, dores de cabeças e dores musculares, é preciso procurar um médico.

Clique e ouça esta e outras notícias da Amazônia:

 

Criado em 11/09/2019 - 19:12

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Mais do programa