Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Fogo na Chapada dos Guimarães (MT) está sob controle

A informação é do , afirma Corpo de Bombeiros da região. A área equivalente a mais de 11 mil campos de futebol sofre com queimadas desde agosto

Repórter Nacional - Amazônia

No AR em 04/09/2019 - 18:30

Com mais de 250 mil hectares, a Área de Proteção Ambiental da Chapada dos Guimarães, na região de Cuiabá, tem sofrido com as queimadas.

O último incêndio começou esse fim de semana. De acordo com o comandante do batalhão de emergências ambientais de Mato Grosso, Tenente Coronel Dércio Santos, a situação está controlada. As causas do incêndio ainda estão sendo investigadas, mas o militar destaca que a ação humana é a maior responsável por queimadas.

Quatro grandes ocorrências foram registradas em menos de 30 dias.

A preocupação aumentou por que o estado tem o clima como potencializador do fogo. Não chove na capital Cuiabá há mais de 110 dias, as temperaturas já chegam a quase quarenta graus e a umidade nesta quarta-feira chegou a apenas 12 por cento. O clima seco aumenta os riscos de incêndios florestais.

A Chapada dos Guimarães é de responsabilidade do estado, que possui uma área de proteção ambiental de 8 mil hectares, e do governo federal, que por meio do ICMbio administra o parque nacional, com mais de 3 mil hectares.

O Ministério do Meio Ambiente e o ICMbio foram acionados para falar sobre a situação no Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, mas não deram retorno até o fechamento da reportagem.

Criado em 04/09/2019 - 20:02

Mais do programa