Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Malária entre indígenas do Amapá cresce 70%

Governo do estado e Ministério da Saúde assinam acordo de colaboração para combater e controlar a doença em áreas indígenas

Repórter Nacional - Amazônia

No AR em 03/10/2019 - 18:30

A incidência da malária em indígenas no Amapá teve um aumento de 70%. Nesta quinta-feira (3), o governo do estado e o Ministério da Saúde assinaram acordo de colaboração para combater e controlar a doença em áreas indígenas.

Pela cooperação técnica, será reforçada a elaboração, monitoramento e execução de planos de ação. O Amapá registrou mais de 5.500 casos de malária este ano. Apenas na população indígena, foram diagnosticados 632 casos, 70% a mais do que no ano passado.

Dorinaldo Malafaia, superintendente da Secretaria de Vigilância em Saúde do Amapá, conta que as equipes de saúde já foram direcionadas para as áreas indígenas.

Além do reforço na assistência, está em processo a homologação e criação de duas pistas de pouso em áreas indígenas do Amapá. Na próxima semana, uma equipe irá ao Parque do Tumucumaque fazer o levantamento topográfico. As pistas serão usadas para transporte de pacientes e equipes de saúde, envio de suprimentos e medicação.

Confira ainda nesta edição do Repórter Nacional - Amazônia:

- TSE cassa mandato de prefeito reeleito de Bela Vista do Maranhão;

- Amazonas começa a receber doses da vacina pentavalente, que estava em falta desde julho

Criado em 03/10/2019 - 19:20 - Episódio Janela AMZ 18h30 03-10-19

Mais do programa