Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

MPTO pede condenação de três ex-governadores por improbidade

Prejuízo aos cofres públicos teria sido de cerca de R$ 24 milhões

Repórter Nacional - Amazônia

No AR em 09/10/2019 - 20:47

O Ministério Público do Tocantins ingressou na justiça com uma ação por improbidade administrativa contra três ex-governadores do estado: Marcelo Miranda, Siqueira Campos e Sandoval Cardoso.

Além deles, outras 19 pessoas – físicas e jurídicas - são acusadas pelo Ministério Público de irregularidades em contrato de construção de pontes e estradas no estado.

Segundo o Ministério Público, foram feitas manipulações nos valores das obras. A fraude teria causado prejuízo de cerca de 24 milhões de reais aos cofres públicos do Tocantins.

A ação civil solicita o bloqueio de bens dos supostos envolvidos em um total de 96 milhões de reais.

O valor seria suficiente para ressarcir os danos causados ao governo, além de cobrir multa equivalente a três vezes o prejuízo.

De acordo com as investigações, o contrato assinado em abril de 2006 segue o mesmo esquema de contrato semelhante assinado em 1998, entre o governo do estado e um consórcio integrado pelas empresas Rivoli e Emsa.

Os grupos comerciais beneficiados retornavam parte do dinheiro para os agentes públicos, por meio de financiamento de campanhas eleitorais. 

A defesa de Siqueira Campos alegou que ele não foi gestor desse contrato e que em 2006 já não era governador, tendo saído em 2002. 

A defesa do ex-governador Sandoval Cardoso e a empresa Emsa não deram retorno até o fechamento desta reportagem.

Não conseguimos contato com a defesa do ex-governador Marcelo Miranda e com representantes da empresa Rivoli.
 

Criado em 09/10/2019 - 20:51

Mais do programa