Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Suspensão de abate provoca diminuição na oferta de carne em açougues do Tocantins

Governo do Tocantins e frigoríficos enfrentam impasse por causa de benefícios fiscais

Repórter Nacional - Amazônia

No AR em 08/10/2019 - 18:30

O consumidor do Tocantins está enfrentando dificuldades para encontrar carnes em mercados e açougues. Os frigoríficos do estado suspenderam, na semana passada, o abate dos animais após uma portaria do governo estadual ter cancelado uma série de benefícios fiscais. No último dia 4, uma decisão judicial em caráter liminar suspendeu a portaria. Nesta quinta-feira, dia 10, representantes do governo e dos frigoríficos devem se reunir em busca de um acordo. Até lá, os estabelecimentos prometeram retomar o abate.

De acordo com o governo do Tocantins, os 11 frigoríficos em atividade no estado estão com algum tipo de irregularidade fiscal. Os autos de infração pendentes somariam cerca de R$ 57 milhões. Além disso, a Secretaria de Fazenda afirma que os benefícios fiscais para o setor chegaram a cerca de R$ 900 milhões nos últimos cinco anos.

O governo tocantinense também informou que não cobra dos frigoríficos ICMS, Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços, para energia elétrica, compra de maquinário ou exportação. Procuramos o Sindicato das Indústrias Frigoríficas do Tocantins, mas até o fechamento desta reportagem não obtivemos retorno sobre o posicionamento do setor a respeito do impasse.

Criado em 08/10/2019 - 19:09

Mais do programa