Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

AM: Levantamento aponta áreas de risco em Manaus

A partir do estudo, a Defesa Civil quer melhorar monitoramentos e projetos de prevenção em áreas vulneráveis.

Repórter Nacional - Amazônia

No AR em 28/11/2019 - 14:00

Cerca de 66 mil pessoas vivem em áreas de alto ou muito alto risco em Manaus. O dado faz parte da atualização do Mapa das Áreas de Risco Geológico da Zona Urbana de Manaus, um estudo realizado pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM/SGB), em parceria com a Defesa Civil do município.

Foram apontadas áreas em 1.600 setores classificados em quatro graus de risco: baixo, médio, alto e muito alto. Juntos, esses locais apresentam mais de 52 mil imóveis.

A partir do estudo, a Defesa Civil quer melhorar monitoramentos e projetos de prevenção em áreas vulneráveis.

O secretário-executivo de Proteção e Defesa Civil de Manaus, Cláudio Belém, explica que as informações serão repassadas a outras secretarias para projetos de recuperação de áreas, entre outras atividades.

​Além do Mapa, o CPRM também apresentou a Carta Geotécnica de Aptidão à Urbanização, que deve ajudar gestores municipais a promover ações e obras necessárias para reduzir e erradicar riscos, além de ser ferramenta para o planejamento sustentável de ocupação das áreas de expansão.

Atualmente, a maior parte dos pontos de risco estão na zona Norte e Leste do município. Segundo a Defesa Civil, o trabalho preventivo nessas áreas é realizado semanalmente.

Ouça o Repórter Nacional - Amazônia desta quarta-feira (27) 12h30:

Tags:  Amazônia

Criado em 28/11/2019 - 14:08

Mais do programa