Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

AM: pacientes vão receber remédio para tratamento de doença degenerativa

Cada paciente vai receber quatro doses do Spiranza, que correspondem a um ano de tratamento da atrofia muscular espinhal

Repórter Nacional - Amazônia

No AR em 13/11/2019 - 12:30

Quatro pacientes do Amazonas acometidos pela atrofia muscular espinhal (AME) vão ter acesso ao único tratamento disponível no mundo para a doença, que é rara, degenerativa e que não tem cura.

O governo amazonense informou que recebeu do Ministério da Saúde 16 frascos do medicamento Nusinersen ou Spinraza, avaliados em mais de R$ 2,8 milhões.

Entre os critérios de elegibilidade para ter acesso ao remédio estão fornecer exames genéticos e clínicos que atestam que a pessoa é portadora do tipo 1 da AME - o mais comum, mais grave e que tem início precoce, pois costuma se manifestar até os seis meses de idade.

Cada paciente vai receber quatro doses do Spiranza, que correspondem a um ano de tratamento da doença. Estudos com o medicamento mostram que ele interrompe a evolução da atrofia para casos mais graves. Mais de metade das crianças que fizeram o teste apresentaram progressos significativos no desenvolvimento.

A AME interfere na capacidade do corpo de produzir uma proteína essencial para a sobrevivência dos neurônios motores. Com o tempo, os pacientes perdem o controle e força musculares, ficam incapacitados de se mover, engolir ou mesmo respirar, o que pode levar à morte.

A doença possui ainda os tipos 2 e 3. Para informações sobre o tratamento nesses casos, o Ministério da Saúde disponibiliza o contato da Ouvidoria do Sistema Único de Saúde (SUS), pelo telefone 136.

Criado em 13/11/2019 - 14:03

Mais do programa