Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Professores do Maranhão concluem curso de estudo africano

Professores maranhenses fizeram intercâmbio na África

Repórter Nacional - Amazônia

No AR em 22/11/2019 - 08:49

Cerca de 500 professores da educação básica do Maranhão concluem, nesta sexta-feira (22), o Curso de Formação Continuada “Educação para as Relações Étnico-Raciais e para o ensino da História e Cultura Africana e Afro-Brasileira”.

A maioria dos educadores atua em escolas localizadas em territórios quilombolas e na Grande São Luís.

Eles tiveram aulas com professores e estudantes do curso de graduação em Estudos Africanos da UFMA – Universidade Federal do Maranhão. O grupo participou neste ano de um intercâmbio em Cabo Verde, resultado de parceria entre o governo do estado, universidade e países do continente africano.

A assessora de Educação Escolar do Campo e Quilombola da Secretaria de Educação do estado, Marinildes Martins, afirma que a medida é uma das ações para garantir inclusão de conteúdo afrobrasileiro no currículo escolar.

A Lei federal 10.639 determina a inclusão no currículo oficial da Rede de Ensino da temática "História e Cultura Afro-Brasileira".

Um novo termo de cooperação assinado esta semana prevê mais um intercâmbio. Desta vez, 45 professores e alunos da UFMA vão realizar um trabalho de campo em Maputo, capital de Moçambique, país de língua portuguesa, localizado no sul da África. A viagem está prevista para setembro de 2020.

Ouça o Repórter Nacional - Amazônia desta sexta-feira (22) 7h30:

 

Criado em 22/11/2019 - 08:58

Mais do programa