Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Rondônia registra mais de 1500 acidentes com animais peçonhentos neste ano

O período de chuvas na Amazônia favorece o aparecimento desses bichos nas residências

Repórter Nacional - Amazônia

No AR em 20/11/2019 - 09:16

O período de final de ano é marcado pelo aumento das chuvas e das cheias dos rios na Amazônia. E com isso, cresce o risco de ataques de animais peçonhentos à população, como cobras, aranhas, escorpiões, lagartas e abelhas.

Em Rondônia, segundo dados da Agência Estadual de Vigilância de Saúde (Agevisa), até o dia 11 de novembro, foram mais de 1500 acidentes com esses bichos. A maioria, 930, foi de picadas de cobras.

A Coordenadora do Programa de Acidentes por Animais Peçonhentos do estado, Alessandra Dantas, explica o que deve ser feito nesses casos.

O governo de Rondônia afirma que mantém em estoque o soro antiofídico – que age contra picada de cobra, aranha e escorpiões - em todas os serviços de saúde do estado.

As chuvas contribuem para o aumento das ocorrências já que potencializam o crescimento da vegetação, favorecendo um ambiente para abrigo e reprodução de animais perigosos. O acúmulo de lixo é outro fator que possibilita o aparecimento desses bichos nas residências.

Para evitar ataques, a população deve adotar medidas protetivas e de limpeza nas casas e nos locais de trabalho. Uma das orientações é sempre utilizar botas durante a realização de tarefas em áreas abertas, como quintais e lavouras.

Em qualquer emergência com animais peçonhentos, a população pode ligar para a polícia militar ambiental ou para os bombeiros nos telefones 190 ou 193.

Ouça o Repórter Nacional - Amazônia desta quarta-feira (20) 7h30:

 

Criado em 20/11/2019 - 09:21

Mais do programa