Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Balanço revela alta da produção pesqueira no médio e alto Solimões

Quase 900 toneladas de pescado chegaram aos municípios de Tefé, Fonte Boa e Santo Antônio do Içá, no Amazonas, nos seis primeiros meses de 2019.

Repórter Nacional - Amazônia

No AR em 12/12/2019 - 18:30

Instituto Mamirauá divulga balanço da produção pesqueira na região do médio e alto Solimões. Quase novecentas toneladas de pescado chegaram aos municípios de Tefé, Fonte Boa e Santo Antônio do Içá, no Amazonas, nos seis primeiros meses de 2019.

Os dados estão no Boletim do Desembarque Pesqueiro, do primeiro semestre desde ano, feito pelo Instituto Mamirauá.

O número revela a alta produção pesqueira do médio e alto Solimões.

Em Fonte Boa e Santo Antônio do Içá o pescado chega, quase em sua totalidade, em canoas movidas a pequenos motores. Já em Tefé, 25% da produção desembarca em canoas e 66% chega em barco pesqueiro.

O levantamento também apontou as principais espécies e o preço médio de venda desse pescado nos três municípios.

Jaraqui e o tambaqui estão entre os peixes mais encontrados nos mercados da região. Mas é o Curimatá ou Curimatã a espécie com maior produção desembarcada, mais de 240 toneladas.

O Boletim divulgou ainda o preço médio do produto.

O tambaqui filé foi comercializado em Tefé por dez reais o quilo. A dourada, em Fonte Boa, custou mais de 11 reais. Mas o consumidor também pode comprar a traíra por pouco mais de um real o quilo. Em média, o valor do pescado ficou por cerca de quatro reais o quilo.

O levantamento do Intituto Mamirauá pretende orientar os segmentos envolvidos com a pesca local e embasar as medidas de gestão dos recursos pesqueiros.

Confira esta e outras notícias da Amazônia:

Criado em 12/12/2019 - 20:13

Mais do programa