Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Operação "Porteira Aberta" desarticula esquema de corrupção em Mato Grosso

A Operação foi deflagrada nesta terça-feira e tem como objeto a emissão de certificados sanitários, com prejuízo a fiscalização no abate de animais

Repórter Nacional - Amazônia

No AR em 11/12/2019 - 08:55

A Polícia Federal cumpriu nesta terça-feira a 2ª fase da operação Porteira Aberta. A Justiça Federal autorizou 15 mandados de busca e apreensão em endereços da região do Vale do Araguaia, em Mato Grosso, e em municípios nos estados de Mato Grosso do Sul e Goiás. A Justiça também determinou o afastamento do exercício de 4 fiscais federais do Ministério da Agricultura, por tempo indeterminado.

O objetivo da operação foi desarticular um esquema de pagamento de propinas para emissão de certificados sanitários com prejuízo a fiscalização no abate de animais. As investigações foram conduzidas pelo Ministério Público Federal e pelo Departamento de Polícia Federal

Segundo o inquérito, os agentes públicos recebiam propinas que variavam de 5 mil a 25 mil reais por mês. O Ministério Público pediu o sequestro de bens dos fiscais agropecuários federais, no valor de mais de 5 milhões de reais, para garantir a devolução do valor desviado pela corrupção.

A ação se baseou na documentação apreendida durante a primeira fase da operação Porteira Aberta, que ocorreu em junho do ano passado, e em informações obtidas por meio de acordo de colaboração premiada.

Se forem condenados, os fiscais do Ministério da Agricultura podem pegar mais de 10 anos de prisão.

 

Ouça o Repórter Nacional - Amazônia desta quarta-feira (11) 7h30:

Criado em 11/12/2019 - 09:06

Mais do programa