Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Agente policial de custódia é infectado por doença que afetou presos da Papuda

Subsecretaria do Sistema Penitenciário do DF confirma mais de 2 mil internos com doenças de pele, mas nega epidemia

Repórter Nacional - Brasília

No AR em 01/08/2017 - 15:25

Os agentes estão receosos com a contaminação de um agente de Custódia do CPP - Centro de Progressão Penitenciária, localizado no SIA, pela impingem bolhosa. Ele contraiu a doença em julho, foi afastado de suas atividades e recebeu tratamento com antibióticos.

 

Complexo da Papuda Brasília

O presidente da Associação dos Agentes Policiais de Custódia da Polícia Civil do DF, Carlos Lima, esclarece que o contágio pode ter sido pelo contato com um preso:"um dos nossos associados que é servidor que trabalha no CPP teve o problema, possivelmente em contato com um dos presos".

O presidente do SINDPEN - Sindicato dos Agentes Penitenciários do Distrito Federal, Leandro Alan, afirma que as doenças de pele contagiosas ainda não estão controladas dentro do Papuda. Ele afirma: "uma epidemia só é controlada quando existe a cura daquela doença, o que não é o caso. Existe um tratamento médico como pode, porque falta servidor, falta remédio".

Segundo a Associação dos Familiares de internos do Sistema Penitenciário do Distrito Federal e entorno, os primeiros relatos sobre casos de doenças de pele na Papuda começaram em março.

No entanto, a Subsecretaria do Sistema Penitenciário do DF admitiu a contaminação de quase 700 presos apenas em junho. Na época, a pasta afirmou que o problema havia sido controlado. Mas em julho, admitiu o aumento no número de casos para mais de 2 mil contaminados.

Em nota divulgada hoje, a pasta afirmou que 2.601 internos foram diagnosticados com alguma doença de pele, mas que não existe epidemia. De acordo com a Subsecretaria, todos os contaminados receberam medicação oral e tópica e receberam orientações sobre a higiene. Também houve a limpeza das celas com criolina.

Ouça no player acima.

Criado em 01/08/2017 - 15:36

Mais do programa