Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Concursos públicos fraudados pela “Máfia dos Concursos” podem ser cancelados

O concurso para a Câmara Legislativa do DF também era alvo da quadrilha presa

Repórter Nacional - Brasília

No AR em 22/08/2017 - 14:09

No Repórter Nacional desta terça-feira (22), saiba mais sobre a prisão, feita pela Polícia Civil do Distrito Federal, de quatro integrantes de uma quadrilha que fraudava concursos há mais de uma década. O recém-lançado concurso para a Câmara Legislativa também era alvo da organização criminosa.

Segundo a vice-presidente da Comissão de Fiscalização de Concursos Públicos da Ordem dos Advogados do Brasil no DF, Thaisi Siqueira, os concursos públicos fraudados pela “Máfia dos Concursos” podem ser cancelados e as bancas examinadoras envolvidas também serão responsabilizadas. 

Ouça no player abaixo:

 

A conselheira da OAB-DF afirma que a administração pública deve avaliar qual medida seria menos onerosa para a sociedade, já que não existe uma norma sobre o assunto.

Os candidatos que compraram a vaga, se identificados, podem ser exonerados dos cargos, além de sofrerem ações penais e administrativas. As mesmas medidas valem para integrantes das bancas e de órgãos públicos. Mas não há consenso sobre a devolução dos salários recebidos durante o exercício do cargo.

A Máfia dos Concursos utilizava pontos eletrônicos, celulares escondidos, e laranjas para realização das provas e até fraudava gabaritos dos candidatos. O delegado da Polícia Civil responsável pelo caso, Brunno Ornelas, afirma que a segurança dos concursos deve ser revista.

Leia mais sobre o assunto: 

Operação da Polícia Civil investiga fraudes em concursos públicos no DF (21/08/2017)

Dez concursos e 4 vestibulares seguem sob investigação  (29/05/2005)

Denúncias sobre concursos podem ser feitas à Comissão de Fiscalização de Concursos Públicos da OAB-DF. O contato pode ser feito pelo e-mail sgc@oab.df.com ou no telefone (61) 3036-7000

Criado em 22/08/2017 - 15:07

Mais do programa