Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Ceilândia é a região do DF com o maior número de violência contra idosos

Entre os tipos de violência, a mais praticada é a psicológica, caracterizada por agressões verbais, humilhações, isolamento do convívio social e gestos agressivos

Repórter Nacional - Brasília

No AR em 01/11/2017 - 16:01

Ceilândia é a região do Distrito Federal que apresenta o maior número de registros de violência contra idosos, respondendo por quase 17% do DF. O dado foi revelado na terceira edição do Mapa da Violência contra Pessoa Idosa no DF, elaborado pela Central Judicial do Idoso. Fazem parte dessa Central o Ministério Público do DF, o Tribunal de Justiça e a Defensoria Pública do DF.

Ainda de acordo com a publicação, a maioria dos idosos vítimas de violência no DF tem entre 60 e 70 anos de idade. A maioria deles, mais de 62%, é mulher. Atrás de Ceilândia, as maiores porcentagens ficam com Taguatinga e Brasília, que tem 10% de todos os casos do DF. O estudo aponta que não existe relação entre o perfil violento e a pobreza.

Entre os tipos de violência, o que prevalece é a psicológica, caracterizada por agressões verbais, humilhações, isolamento do convívio social, gestos agressivos, que ficou com 32% em relação às demais. A segunda violência mais praticada contra idosos no DF é a negligência, que é quando existe a omissão de cuidados de sobrevivência por parte de familiares ou instituições. Esta ficou com 30% do total, seguida da violência financeira, que foi identificada em mais de 17% dos casos. A violência financeira se trata da exploração indevida ou ilegal do idoso ou a utilização de seus bens financeiros ou patrimoniais.

Ouça no player abaixo:

 

Um dado que chama atenção é o perfil dos agressores. A maioria deles, quase 60%, é filho ou filha das vítimas. Também há registros de netos, companheiros ou até mesmo cuidadores como agressores de pessoas idosas.

A violência contra os idosos também é uma violação aos direitos humanos e, por isso deve ser denunciada pelo Disque 100.

Ouça também nesta edição do Repórter Nacional - Brasília:

- Policiais civis fazem paralisação de 24 horas.

 

Criado em 01/11/2017 - 16:06

Mais do programa