Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Reservatório de Santa Maria sobe acima do esperado e chega a 28,5% de sua capacidade

O manancial do Santa Maria é responsável pelo abastecimento da maior parte do Plano Piloto de Brasília, do Lago Sul e região do Paranoá

Repórter Nacional - Brasília

No AR em 27/12/2017 - 15:00

reservatório de Santa Maria, um dos mais importantes do DF, superou as expectativas e chegou a 28,5% da sua capacidade nesta semana. O esperado para o mês de dezembro era atingir 26%. Apesar de ser uma boa notícia, não quer dizer que o brasiliense pode descuidar da economia de água.

O manancial do Santa Maria é responsável pelo abastecimento da maior parte do Plano Piloto de Brasília, do Lago Sul e região do Paranoá. De acordo com a ADASA, a captação no Santa Maria tem sido fortalecida com a chuva mais intensa este ano e com o volume mais abundante de água do Ribeirão do Torto.

Foram divulgadas também as metas mensais de acompanhamento para o reservatório de Santa Maria durante os primeiros meses de 2018. De acordo com a projeção, as metas para os cinco primeiros meses do ano são de 28% em Janeiro, 36% em Fevereiro, 41% em Março, 46% em Abril e 47% em Maio. Ainda segundo a Adasa, as porcentagens são definidas por critérios como precipitação e vazão dos afluentes, aferidas semanalmente pela Agência.

Apesar de ser algo difícil de se prever com precisão, a Agência trabalha com a expectativa de um ciclo de chuvas semelhante ao dos primeiros cinco meses de 2017, podendo variar 20% a mais ou a menos.

Pelas projeções do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) os primeiros meses de 2018 terão chuvas dentro da média.

Em 2017, o DF passou pela maior crise hídrica da sua história. Desde janeiro deste ano, a população sofre com o racionamento de água. Os reservatórios de Santa Maria e do Descoberto atingiram os menores níveis já registrados.

Ouça o programa completo no player.


Ouça também nesta edição:

  • UnB investiga suposta fraude no sistema de cotas.


 

Criado em 27/12/2017 - 15:07

Mais do programa