Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Vaticano envia outro bispo para assumir diocese de Formosa

O arcebispo de Uberaba, em Minas Gerais, dom Paulo Mendes Peixoto, foi designado para a função pelo papa Francisco

Repórter Nacional - Brasília

No AR em 21/03/2018 - 16:22

Depois da prisão do bispo de Formosa, em Goiás, o Vaticano decidiu enviar outro bispo ao município para cuidar de 33 paróquias da região. Quem assume a diocese de Formosa, no lugar de dom José Ronaldo Ribeiro é o arcebispo de Uberaba, em Minas Gerais, dom Paulo Mendes Peixoto. Dom Paulo foi designado para a função pelo papa Francisco.

Nessa terça-feira (20), o Ministério Público de Goiás começou a ouvir os depoimentos dos investigados na Operação Caifás que desarticulou um esquema de desvio de dinheiro e apropriação indébita de recursos da Diocese de Formosa.

Entre os presos temporariamente estão quatro padres, um monsenhor, um vigário-geral e dois funcionários ligados à administração da Cúria.

Os valores desviados eram provenientes de dízimos recolhidos dos fiéis, de doações e de taxas arrecadadas com festas e cerimônias da Igreja Católica, como batismo e casamento. As investigações sobre o caso começaram a partir da denúncia de fiéis.

Segundo o MP de Goiás, a Justiça autorizou a realização de escutas telefônicas que comprovaram a prática de várias irregularidades.

Entre o material apreendido na operação estavam documentos, notas promissórias, computadores, joias, relógios, máquinas fotográficas e dinheiro.

A estimativa do Ministério Público é que o desvio dos recursos supere R$ 1 milhão.

Em nota o secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Leonardo Steiner, manifestou solidariedade aos fiéis da diocese e disse que a verdade dos fatos deve ser apurada com justiça e transparência.

Confira a edição completa no player abaixo:

Ouça também no Repórter Nacional - Brasília:

  • Nos dois primeiros meses do ano, 64 casos de injúria racial foram comunicados às delegacias do DF

Criado em 21/03/2018 - 16:30

Mais do programa