Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Biometria facial passa a ser obrigatória nos ônibus do DF

A partir de agora, a Subsecretaria de Fiscalização, Auditoria e Controle, da Secretaria de Mobilidade passará a fiscalizar se as operadoras estão cumprindo a regra de todos os veículos contarem com o equipamento de biometria

Repórter Nacional - Brasília

No AR em 02/05/2018 - 17:08

A biometria facial passou a ser obrigatória em todos os 2 mil e oitocentos ônibus do Distrito Federal. O sistema já funcionava desde maio do ano passado em alguns veículos. Segundo portaria publicada hoje no Diário Oficial do Distrito Federal, as empresas deveriam ter instalado a tecnologia em toda a frota até a última segunda-feira, dia 30.

A partir de agora, a Subsecretaria de Fiscalização, Auditoria e Controle, da Secretaria de Mobilidade, passará a fiscalizar se as operadoras estão cumprindo a regra de todos os veículos contarem com o equipamento de biometria.

De acordo com o DFTrans, o governo só vai fazer repasses financeiros das gratuitades para as empresas, apenas dos passageiros que forem identificados pela biometria.

Os equipamentos de biometria conseguem identificar fraudes, porque quando um passageiro passa o cartão, imediatamente câmeras captam a imagem. Então, um programa de computador a compara com as fotos cadastradas no sistema.

Se houver divergências, o benefício é suspenso e um processo administrativo é aberto, mas o usuário tem direito ao contraditório e à ampla defesa. Se ainda assim os esclarecimentos forem insatisfatórios, o cartão é bloqueado.

Em um ano de funcionamento da biometria facial em alguns ônibus, o governo conseguiu identicar diversas fraudes. Com isso, suspendeu 7 mil cartões do Passe Livre Estudantil e de pessoas com deficiência.

Ouça a edição completa no player abaixo.

 

Confira também outras notícias no Repórter Nacional - Brasília:

  • Hospital Universitário de Brasília lança campanha para incentivar a doação de sangue;
  • Serão abertos novos leitos nos hospitais do DF devido a contratação de novos servidores.

Criado em 02/05/2018 - 17:10

Mais do programa