Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Dez mil motoristas do DF foram autuados por dirigir embriagados neste ano

Segundo o Detran, desde o ano de 2008, quando a Lei Seca começou a valer, 1009 motoristas do DF reincidiram de três a 12 vezes nessa prática

Repórter Nacional - Brasília

No AR em 19/06/2018 - 07:20

Muitos motoristas do DF ainda têm o hábito de beber e dirigir, mesmo após dez anos de vigência da Lei Seca. Apenas em 2018, dez mil condutores foram autuados por dirigir veículo sob o efeito de bebida alcoólica. Desde o ano de 2008, quando a lei começou a valer, 1.009 motoristas do DF reincidiram de três a 12 vezes nessa prática, segundo o Detran. Em todo ano de 2017, foram 25 mil infratores.

E apenas neste ano, mais de 100 pessoas morreram vítimas de acidentes de trânsito. Em 2017, foram 256 mortos. Um deles, Ailton da Silva Assis, de 31 anos, morreu quando voltava da igreja na Ceilândia com a mulher, Taynã Carvalho, e o filho Rafael. O motorista Emanuel Batista que provocou o acidente estava embriagado e em alta velocidade. Apesar da lei seca, ele ficou pouco tempo preso. Taynã explica que Emanuel foi solto no mesmo dia do enterro do marido.

O diretor-geral do Detran-DF, Silvain Fonseca, revela que muitos motoristas reincidentes em multas da lei seca são dependentes do álcool. Ele acredita que seja necessária uma mudança na legislação.

Além de não permitir uma gota de álcool no sangue, a lei seca estipula multa gravíssima para quem beber e dirigir, no valor de quase R$ 3 mil, suspensão da carteira de motorista por 12 meses, instauração de inquérito por homicídio culposo ou doloso com pena de cinco a oito anos de detenção.

O Detran-DF intensificou a fiscalização de trânsito nos locais onde os motoristas reincidentes em beber e dirigir mais circulam.

Ouça também no Repórter Nacional - Brasília:

- Está aberto o prazo para indicação dos créditos em dinheiro do Nota Legal

- Secretaria de Segurança Pública e da Paz Social do DF afasta o diretor do Centro de Detenção Provisória

 

Tags:  lei seca

Criado em 19/06/2018 - 11:51

Mais do programa