Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Fitas medidoras de glicemia estão em falta nos postos da rede pública

Cerca de 340 mil diabéticos no Distrito Federal estão sem realizar o tratamento de forma correta há quatro meses

Repórter Nacional - Brasília

No AR em 20/06/2018 - 15:56

O Distrito Federal tem 340 mil diabéticos e muitos que dependem da rede pública estão sem realizar o tratamento corretamente há quatro meses. Isso porque as fitas medidoras de glicemia, que revelam o nível de açúcar no sangue, estão em falta nos postos. Mas a Secretaria de Saúde informou que o produto já chegou a Farmácia Central e está sendo distribuído para as regionais de saúde.
 
O custo médio de uma caixa com 50 unidades de fitas glicêmicas nas farmácias é de R$ 80, só que a maioria dos pacientes utiliza várias caixas por mês. O presidente da Associação dos Diabéticos do Distrito Federal, Alex Alves, tem dois filhos com diabetes tipo 1. Eles precisam de oito caixas por mês para controlar o diabetes. O pai explica que o custo apenas com as fitas é bem alto.
  
Alex explica que os diabéticos estão reduzindo o número de medições de glicemia, devido a falta das fitas nos postos de saúde. Ele esclarece que se o doente não fizer o controle do açúcar no sangue poderá ter várias complicações e até morrer.
 
Em nota, a Secretaria de Saúde do Distrito Federal informou que realizou uma compra emergencial das fitas para regularizar os estoques. Esclareceu também que a licitação anterior para a compra dos itens fracassou, pois muitas empresas queriam vender as fitas por um preço acima do estimado.

Ouça também no Repórter Nacional - Brasília:
 - Derrubada de calçada interna no Conic desagrada artistas locais
- Atividade econômica no DF cresceu 1,1% no primeiro trimestre deste ano

Criado em 20/06/2018 - 16:02

Mais do programa