Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Número de pessoas que dependem do aluguel social no DF cresceu nos últimos anos

De acordo com a Secretaria de Trabalho, entre 2016 e 2017, a quantidade de beneficiários aumentou 50%, chegando a mais de oito mil pessoas

Repórter Nacional - Brasília

No AR em 28/08/2018 - 09:39

Pelo menos 316 mil pessoas estão desempregadas atualmente no Distrito Federal segundo dados da Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan). E a quantidade de cidadãos que dependem do aluguel social pago pelo Governo de Brasília está em crescimento.

Entre 2016 e 2017, o número de beneficiários do aluguel social aumentou 50%, chegando a mais de oito mil pessoas, de acordo com a Secretaria do Trabalho. O valor pago é de até 600 reais.

O professor do departamento de arquitetura e urbanismo da Universidade de Brasília (UnB), Benny Schvarsberg, explica quais motivos podem ter proporcionado o aumento das concessões do aluguel social.

SONORA 1:

A ajuda para o pagamento do aluguel geralmente é concedida para pessoas em situação de vulnerabilidade, moradores de rua ou pessoas que têm a casa destruída por um algum tipo de desastre natural. Qualquer cidadão nessas condições pode requerer o auxílio. Para isso, é necessário fazer uma cadastro em qualquer Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializada de Assistência Social (CREAS) ou Centro de Referência de População em Situação de Rua (Centro POP). Para receber o aluguel social ainda é necessário passar por uma entrevista.

Se o interessado for aprovado na triagem, o aluguel é pago por seis meses. A cada semestre, o beneficiário passa por uma avaliação para saber se o auxílio será mantido ou cortado. Quando a pessoa é contemplada com um imóvel da CODAHB, por exemplo, é excluída do programa.

 

Ouça mais destaques no Repórter Nacional - Brasília:

- Previsão do tempo.

 

Ouça a íntegra no player abaixo:

Criado em 28/08/2018 - 09:44

Mais do programa