Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Portaria altera regras de atendimento em saúde do DF

Pacientes com mais urgência terão prioridade e o tempo de consulta será ampliado

Repórter Nacional - Brasília

No AR em 09/08/2018 - 08:42

Uma nova portaria publicada no Diário Oficial do Distrito Federal estabelece novas regras de atendimento para quem precisa de consultas e exames. O texto determina que os serviços de atenção ambulatorial sejam classificados como primários e secundários. De acordo com a Secretária de Saúde do DF, pacientes que tenham mais urgência em serem atendidos terão prioridade.

Antes da mudança os médicos faziam quatro consultas por hora, com duração média de 15 minutos. Com as alterações, serão três consultas por hora, com duração de até 20 minutos. A pasta informou ainda que dependendo da necessidade e da justificativa técnica, o tempo de consulta poderá ser ampliado.

Para marcar consulta com especialista, o paciente terá deverá ser encaminhado por uma unidade básica de saúde. O retorno com o médico será marcado na própria consulta, de acordo com a carência. 

A secretaria também vai criar critérios que ajudem a identificar a necessidade de agendamento de especialidades, para tentar pôr fim às peregrinações causadas pelos antigos encaminhamentos.

Outra novidade é que os atendimento serão com horários marcados e não mais por ordem de chegada. Além disso, serão criadas policlínicas e disponibilizadas equipes multiprofissionais para atendimento ao público. Após as consultas, os pacientes deverão retornar às unidades básicas de origem, com o plano de cuidados em mãos para seguir com o acompanhamento.

Ouça o Repórter Nacional - Brasília no player abaixo:


Criado em 09/08/2018 - 08:45

Mais do programa