Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Eleições renovam Câmara Legislativa no Distrito Federal

Para o especialista Valdir Pucci, a renovação é uma resposta da sociedade

Repórter Nacional - Brasília

No AR em 09/10/2018 - 07:40

Em 2019, a Câmara Legislativa terá 15 novos deputados distritais e nove parlamentares que já são experientes no cargo. A Casa será composta por 18 partidos diferentes que irão aprovar as leis que podem fazer a diferença na vida dos moradores do Distrito Federal. Avante, PRB, Pros, PDT, PT e PSB terão dois representantes cada.

O cientista político da Universidade de Brasília Valdir Pucci avalia que essa renovação é uma resposta da sociedade brasiliense que não está satisfeita com a atual câmara.

Pela primeira vez, nenhum candidato da família Roriz foi eleito. O sobrinho de Joaquim Roriz Dedé, do PHS, não conseguiu uma vaga na Câmara Legislativa. Ele obteve pouco mais de três mil votos. Já a filha de Roriz, Liliane, não tentou se reeleger. E o neto do ex-governador Joaquim Roriz Neto e o sobrinho Paulo Roriz não conseguiram votos suficientes para representar o DF na Câmara Federal.

Além de 15 novos parlamentares, a maior diversidade de partidos representados na Câmara será um desafio para a aprovação das leis nos próximos quatro anos, segundo o cientista político.

Os reeeleitos para o próximo mandato na Câmara local são o professor Reginaldo Veras do PDT; Rafael Prudente do MDB; Delmasso do PRB; Chico Vigilante do PT; Robério Negreiros do PSD; Agaciel Maia do PR; Cláudio Abrantes do PDT, Roosevelt Vilela do PSB e Telma Rufino do PROS.

Já Arlete Sampaio do PT, que conseguiu uma vaga na próxima legislatura, já foi distrital entre 2011 e 2014.

Nove atuais parlamentares distritais tentaram a reeleição e não obtiveram votos suficientes. Entre eles, nomes bem conhecidos como Cristiano Araújo, PSD, bispo Renato Andrade do PR e Sandra Faraj do Solidariedade.

Alguns dos novos parlamentares que irão compor a Câmara Legislativa são Martins Machado do PRB, delegado Fernando Fernandes do PROS, Jorge Vianna do Podemos; Iolando do PSC e Eduardo Pedrosa do PTC.

Outros destaques do Repórter Nacional – Brasília:

 - Ouça a previsão do tempo

Criado em 09/10/2018 - 09:41

Mais do programa