Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Muita chuva nas comemorações dos 59 anos de Brasília

Já choveu 119,55% acima do esperado para todo o mês de abril

Repórter Nacional - Brasília

No AR em 22/04/2019 - 07:55

O dia em que Brasília completou 59 anos começou com sol forte e aquele céu de Brigadeiro tão famoso da capital do país. As comemorações iniciaram às 10h com a cerimônia da troca de bandeira e apresentação da Esquadrilha da Fumaça. Exposição de veículos militares também atraiu moradores e turistas.

Mas à tarde, a festa continuou com muita chuva. Mais de 20 atrações musicais se apresentaram, entre elas, as cantoras Anitta, Daniela Firme e o Bloco Eduardo e Mônica.  

As principais áreas afetadas foram a Asa Norte, Asa Sul, Águas Claras e algumas cidades como Santa Maria e Samambaia. O temporal alagou tesourinhas na Asa Norte, principalmente, nas quadras 402 e 209 norte. Árvores no chão, atrapalharam o trânsito. Ainda hoje tem árvore na rua. Semáforos também estão interMitentes nesta manhã.

A chuva também prejudicou os shows em comemoração ao aniversário de Brasília. Alguns tiveram que ser suspensos temporariamente. Diversos veículos enfrentaram filas para chegar às proximidades da Esplanada dos Ministérios.

O Instituto Central de Ciências da UnB ficou alagado, mais uma vez.  Os corredores e salas foram tomadOs pelas águas. A enxurrada transformou o térreo do prédio, conhecido como Minhocão, em um rio. O subsolo ficou submerso. Computadores, documentos, cadeiras, sofás, laboratórios e até uma parede da sala dos professores caíram.

A CEB informa que mais de 5 mil pessoas foram afetadas com a falta de energia, que só foi restabelecida tarde da noite.

Na QI 7 do Lago Sul,  a água invadiu casas. Em Vicente Pires, mais chuvas e mais estragos... Em Taguatinga, o teto do HRT desabou.

Já choveu 119,55% acima do esperado para todo o mês de abril. A tempestade também provocou atraso em pelo menos cinco voos no Aeroporto Internacional de Brasília e deixou o metrô parado. Apesar da chuvarada, a Defesa Civil informou que não houve registro de feridos, nem de pessoas ilhadas, mas que o trabalho de desobstrução de vias continua.

Outros destaques do Repórter Nacional - Brasília desta segunda-feira (22), às 7h55:

Criado em 22/04/2019 - 09:00

Mais do programa