Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

DF registra sete mortes por influenza A no ano

Para evitar contaminação pelo vírus, é importante adotar medidas preventivas

Repórter Nacional - Brasília

No AR em 31/07/2019 - 18:40

Dezesseis pessoas morreram neste ano no Distrito Federal infectadas por vírus respiratórios. Dessas, sete foram por conta da influenza A, causada pelo vírus H1N1. Os dados constam no último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Saúde, que tem como base informações coletadas até o dia 20 de julho.

Era por volta das 4h do dia 27 de maio quando o estudante Lucas Dias, de 23 anos, começou a sentir sintomas de um suposto resfriado. Às 6h, deu entrada no Hospital da Asa Norte, onde foi medicado com antibióticos, mas faleceu 12 horas depois.

A influenza A é uma doença causada por uma mutação do vírus da gripe. Também é chamada de gripe suína e ficou conhecida entre os anos 2009 e 2010, quando afetou parte da população mundial.

O professor Ricardo Luiz de Melo, da Faculdade de Medicina da Universidade de Brasília, explica que os sintomas da influenza A são semelhantes aos da gripe comum. Por isso, é preciso ficar atento para procurar ajuda médica.

Além da vacinação, o Ministério da Saúde recomenda algumas medidas preventivas para evitar a contaminação pelo vírus H1N1. Entre elas estão higienizar as mãos com água e sabão, principalmente depois de tossir e espirrar; evitar colocar as mãos nos olhos após tocar em superfícies potencialmente contaminadas e manter hábitos saudáveis como alimentação balanceada, praticar atividades físicas e ingerir bastante líquido.

 

Tags:  gripe Influenza A

Criado em 31/07/2019 - 19:08

Mais do programa