Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Mais de 600 pessoas já foram picadas por escorpiões no DF

Um aumento de 25% em relação ao ano passado

Repórter Nacional - Brasília

No AR em 05/07/2019 - 07:30

Os escorpiões são pequenininhos, perigosos e gostam de se esconder nos sapatos, roupas de cama, frestas, entulhos e, quando percebemos, infelizmente já fomos picados! Esse tipo de acidente cresceu mais de 25% aqui no Distrito Federal este ano, se compararmos com o mesmo período de 2018, quando 500 pessoas foram picadas.

Este ano, 618 pessoas já foram vítimas desses animais. E a vigilância ambiental recebeu pelo número 160, mais de 800 pedidos para verificar a presença de escorpiões em moradias.

Há dez dias, um menino, de quatro anos, morreu ao ser picado dentro de sua casa em Taguatinga.

A atriz Lorena Lori já foi picada por um escorpião. Ela relata que a dor é insuportável.

O analista de sistemas, Alex Nogueira, também já foi picado e conta que tomar o soro anti-escorpiônico é fundamental.

Para evitar ser a próxima vítima, é necessário tomar uma série de medidas contra os escorpiões. A mais importante é manter os ambientes limpos, porque os danados amam uma barata! Também é necessário vedar tudo que possa ser uma porta de entrada para esses animais peçonhentos, como ralos, pias, tanques e frestas de janelas.

E se você tem crianças, deve deixar berços e camas afastados das paredes. É importante verificar roupas e sapatos antes de usá-los.

Quem mora em casa, precisa tomar além desses, outros cuidados, como explica o biólogo Israel Martins, da Vigilância Ambiental.

E se você tomar todas essas precauções e ainda assim tiver a infelicidade de ser picado por um escorpião, a orientação é procurar um dos 13 hospitais públicos que possuem os soros anti-escorpião, entre eles o HRAN – Hospital Regional da Asa Norte, o de Taguatinga, o de Sobradinho, Gama, Paranoá e Guará.

Outros destaques do Repórter Nacional - Brasília desta sexta-feira (05), de 7h30:

Tags:  escorpião

Criado em 05/07/2019 - 09:14

Mais do programa