Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Inflação oficial teve leve alta em julho no Distrito Federal

Contas de luz e celular estão entre os itens que mais influenciaram no resultado

Repórter Nacional - Brasília

No AR em 08/08/2019 - 20:14

A inflação oficial ficou em 0,22% em julho, no Distrito Federal, levemente acima do resultado de junho, de 0,13%. A aceleração acompanhou a alta da inflação oficial no país, de 0,19%.

O IPCA - Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo, que regula o preço médio de compra de bens e serviços, foi o mais baixo para meses de julho na capital do país, desde 2014, quando registrou deflação.

O índice foi divulgado nesta quinta-feira pelo IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

De acordo com o economista Roberto Piscitelli, as pequenas variações não necessariamente apontam um crescimento na economia. Em alguns casos, os números podem apontar queda na atividade econômica de alguns setores.

Contas de luz e telefone celular estão entre os itens que mais puxaram a alta da inflação em julho. Habitação também está entre os setores que mais variaram positivamente.

No setor de Alimentação e bebidas, os produtos com maior aumento foram o mamão e a cebola, e o que obteve a maior queda foi o tomate.

Nos transportes a variação também foi baixa, com quedas nas taxas de gasolina e etanol.

As categorias de educação, despesas pessoais e saúde e cuidados pessoais foram as que apresentaram os menores aumentos e a maior queda foi em Vestuário.

 

Criado em 08/08/2019 - 20:18

Mais do programa