Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Justiça: Empresa obtém autorização para cultivo de Cannabis industrial

A decisão ainda cabe recurso.

Repórter Nacional - Brasília

No AR em 05/12/2019 - 18:30

Após a decisão da Anvisa que autorizou a fabricação de medicamentos derivados da Cannabis, o juiz federal Renato Coelho Borelli, da Nona Vara Civil de Brasília, autorizou uma empresa a cultivar e comercializar fibras e folhas de uma espécie industrial conhecida como cânhamo. A empresa havia ingressado com a ação antes da decisão da Anvisa. Mas o juiz considerou a liberação da Agência para aceitar o pedido.

A medida só autoriza uma empresa a explorar o plantio da maconha industrial que deve ser fiscalizado pelo Ministerio da Agricultura e pela Anvisa. O juiz destaca que esta variação da planta tem baixo teor de THC, substância psicoativa da erva. Assim, ela só pode ser usada para fabricação de medicamentos e uso da fibra da planta pelas indústrias.

O cânhamo industrial já é explorado em diversos países e tem projetos no Congresso Nacional buscando sua regulamentação. Além da área farmacêutica, ele pode ser usado para produção de roupas, calçados, papel, produtos de beleza e de limpeza, entre outros.

O juízo alega que omissão do poder público na regulamentação do plantio desta espécie de cannabis resulta ainda ofensa à ordem econômica e ao direito à saúde, impossibilitando o avanço destes setores.

Clique e ouça esta e outras notícias do Distrito Federal:

Tags:  Cannabis Cânhamo

Criado em 05/12/2019 - 20:35

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Mais do programa