Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Justiça do DF lançou a campanha "Em busca de um lar" para incentivar adoção de crianças mais velhas

Cerca de 110 crianças e adolescentes esperam para ser adotadas aqui na cidade, sendo a maioria tem entre 10 e 18 anos

Repórter Nacional - Brasília

No AR em 29/01/2020 - 08:27

A Vara da Infância e da Juventude do Distrito Federal realiza a segunda edição da campanha "Em Busca de um Lar". O objetivo é incentivar a adoção de crianças mais velhas. Para encontrar essas famílias, foram produzidos vídeos e fotos que são divulgados nas redes sociais. São os candidatos a filhos que se apresentam para possíveis pais.

É o caso de Rutielli de 14 anos. No vídeo, ela conta o que procura em uma família. 

As famílias que se cadastram no projeto têm prioridade na fila de adoção. Hoje, 570 famílias no DF são habilitadas para adotar. Mas a maioria das crianças e adolescentes não se encaixa no perfil pretendido por essas famílias. Os motivos principais, segundo a Vara da Infância e Juventude, são a idade, o número de irmãos e problemas de saúde. Também, cerca de 90% das famílias ainda buscam crianças menores de 3 anos.

Em 2019, primeiro ano da campanha, 5 adolescentes e pré-adolescentes encontraram novas famílias. E outros 5 pretendentes à adoção aceitaram ampliar a idade do filho que buscavam. Números positivos, como avalia a psicóloga da Seção de Colocação em Família Substituta, Niva Campos. 

De acordo com a Vara da Infância e Juventude, em todo o Brasil existem 42 mil famílias habilitadas para a adoção. Já o número de crianças e adolescentes que esperam por um lar está em torno de 4.800.

Outros destaques do Repórter Nacional - Brasília desta quarta-feira (29) 7h30:

Tags:  adoção DF

Criado em 29/01/2020 - 08:32

Mais do programa