Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Ambientalistas apostam em viaduto verde para preservar mico-leão no RJ

Medida simples vai auxiliar na preservação de micos-leões-dourados e outras importantes espécies, que vivem na Reserva Biológica de Poço das Antas

Repórter Nacional - Rio de Janeiro

No AR em 05/08/2020 - 12:36

Um medida simples vai auxiliar na preservação de micos-leões-dourados e outras importantes espécies, que vivem na Reserva Biológica de Poço das Antas, na Região Norte do Rio de Janeiro.  É um viaduto vegetado sobre a BR-101, na altura do município de Silva Jardim.Trata-se do primeiro viaduto verde no interior do Estado, composto por árvores nativas da Mata Atlântica, que compõem o cenário local  e vão permitir a travessia desses animais.

Segundo o presidente do conselho da Associação Mico-Leão-Dourado e professor da Universidade Estadual do Norte Fluminense, Carlos Ramon Ruiz, com a duplicação da BR-101, feita recentemente, a Reserva ficou isolada do restante da Mata Atlântica.

O professor explica que as passagens subterrâneas, que existem na rodovia, não funcionam para o trânsito de micos-leões. E que, com isso, a população da espécie na Reserva Biológica de Poço das Antas perdeu a possibilidade de se comunicar com outros micos-leões-dourados, cujo habitat fica do outro lado da rodovia. O pesquisador ressalta ainda que, se ficarem isolados, será difícil manter a população.

Mas a espécie ainda deve demorar até começar a usar o viaduto verde. A perspectiva é de que só daqui a quatro anos a vegetação estará suficientemente alta e contínua para os micos e outros animais atravessarem.

O mico-leão-dourado é uma espécie endêmica da bacia do Rio São João, no interior do estado do Rio de Janeiro: se desenvolve apenas nessa região. 

Ameaçado de extinção, o mico-leão-dourado se tornou um símbolo da luta pela preservação da Mata Atlântica. 

Criada em 1974, Poço das Antas foi a primeira reserva biológica do país com o objetivo de preservar esse bioma e proteger espécies ameaçadas, inclusive a preguiça-de-coleira.

Com informações da Agência Brasil, da Rádio Nacional, no Rio de Janeiro, Solimar Luz.

Criado em 05/08/2020 - 12:36

Mais do programa