Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Estado Islâmico assume atentado que matou 22 pessoas em Manchester, no Reino Unido

O grupo Estado Islâmico reivindicou hoje o atentado na sala de concertos Manchester Arena, no norte da Inglaterra. Em seu comunicado, o grupo afirma que um membro da organização extremista colocou um artefato explosivo no interior da sala.

Repórter Nacional

No AR em 23/05/2017 - 12:21

No texto, divulgado pela internet, o grupo Estado Islâmico promete novos atentados. Mas essa reivindicação pode ser oportunista e deve ser analisada com cautela. Em outras ocasiões, como o ataque contra o Parlamento britânico e na Champs-Elysées, o movimento ultrarradical também reivindicou as ações, mas seu envolvimento ainda não foi comprovado.

O suposto terrorista morreu no momento da explosão e a polícia britânica deteve nesta terça-feira, na zona sul de Manchester, um homem de 23 anos supostamente relacionado com o atentado. Depois de se reunir com membros do governo e dos serviços de inteligência nesta manhã, a primeira-ministra Theresa May disse que a polícia pensa ter identificado o autor do ataque, mas ainda não pode confirmar seu nome.

O homem-bomba detonou um artefato caseiro do lado de fora da Manchester Arena, perto da entrada de uma estação de trem. A bomba utilizada, repleta de pregos, pilhas e material explosivo, tinha o objetivo de provocar uma carnificina, com "o maior número possível de vítimas", segundo a primeira-ministra. A explosão, no final do show da cantora americana Ariana Grande, deixou 22 mortos e 59 feridos.

A polícia britânica investiga ainda se ele agiu por conta própria ou se faz parte de alguma rede envolvida em atividades extremistas. May destacou, no entanto, não ter a menor dúvida de que o Reino Unido sofreu um "ataque terrorista sem piedade".  As informações são da Rádio França Internacional.

Acompanhe outros destaques do Repórter Nacional

- Deputado afastado, Rocha Loure, entrega maça com 500 mil reais;

- Dois ex-governadores do Distrito Federal são presos em operação da Polícia Federal;

- Ministério Público do Paraná denuncia Sérgio Cabral por corrupção e atos de lavagem;

- Senado discute reforma trabalhista.

Ouça o Repórter Nacional no player acima.

 

Criado em 23/05/2017 - 12:25

Mais do programa